quarta-feira, 24 de junho de 2009

"Dissertacionar" por Warley Franco. :)

Eu nunca fui um cara do tipo que escreve direto, que faz 5 textos por dia e em nível de redação é nota 10, não porque me falte assunto, mas sim porque me falta paciência, acredite tem horas que escrever é um tédio, um fardo um pouco mais pesado do que eu já carrego com as minhas doideiras, mas que por vezes é uma válvula de escape.

Eis que me surge um grande muro do qual eu olho e fico com medo, não retrocedo diante do mesmo, apenas olho e me pergunto, “Puta que pariu, o que vou fazer?”. A essa altura vocês se perguntam, que muro é esse?

Dissertação. E o meu medo é porque a dissertação é um tipo de texto, tão direto quanto minha resposta, regras cujo não consigo assimilar dentre elas a principal é: Impessoalidade. Por Deus como eu conseguirei ser imparcial? Como falar sobre um assunto sem opinar, apenas dando dados sobre ele? Tudo bem não é tão difícil mas em contra-tempo ao meu ver isso deixa o texto frio, sem um tesão a mais para ele, me da impressão de idéias em cápsulas, rápidas e simples.

Não desmereço o trabalho de nenhum profissional de Jornalismo (embora qualquer um o possa ser hoje em dia). Muito pelo contrário admiro e muito o trabalho de alguns deles, alguns, porque outros são imparciais, e não conseguem levar a mensagem. Vamos, quantos de vocês já se depararam com um trabalho de escola, faculdade, técnico e pegaram uma notícia totalmente fria, que você lia e te dava sono, ou que você só leu aquilo porque tinha que fazer o maldito trabalho?

É ai onde eu quero chegar, um texto onde a imparcialidade, impessoalidade, (quase sinônimos, porém a leitura das palavras nos induz coisas diferentes) não faz a pessoa sentir tesão de ler, não consegue introduzir de uma maneira diferente, a informação na cabeça da pessoa. Nas aulas de Português do meu Segundo Grau a professora começava a conversar sobre a língua, sem se prender a livros, uma conversa totalmente informal, e surtia muito mais efeito pra mim, e creio que para todos, observando que minha turma não teve nenhuma reprovação ou dependência em Língua Portuguesa, certamente algo fora da norma culta e imparcial tem uma melhor repercussão.

Porém tudo que eu falei me leva a uma dúvida, de que forma nós blogueiros, temos escrito nossas idéias? Que estilo de redação? Por favor, alguém mais letrado me responda, agradecerei.

Usem camisinha !

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc faz falta, não some!

Eu acho q a dissertação q vc fala é msm fria. Odeio textos técnicos, quando vc chega no meio já nao lembra do começo...
Isso de td mundo poder ser jornalista me assusta, mas me anima ao msm tempo.Quer dizer, agora eu tenho uma chance! *_*
Existem três tipos principais de textos, Narração, Descrição e Dissertação (ói a aula xP). Acho q nós usamos a Dissertação tb, qnd fazemos post sobre assuntos q nos interessam.
Mas, na minha opinião existe diferença entre 'imparcialidade' e 'impessoalidade'. Os textos de concursos e provas nao podem ser do seu jeito pq os examinadores nao querem saber da sua vida, só se vc acompanha o mundo e a língua.
Nos blogs nós já não podemos ser 'impessoais', temos q fazer textos q fiquem 'c a nossa cara', senão serão apenas cópias de blogs alheios. :x
Minha opinião. Nada q não seja diferente d outras pessoas e q não possa mudar. Exatamente p isso q serve blog!

Um beijo, Moitchenha

Anônimo disse...

#meldels como eu falo :X

Pollyanna disse...

Escreva o que vc gosta.

Não adianta querer fazer textos sem ter nenhum assunto que te de interesse.

Bjs!

Anônimo disse...

timely inquisitive indira talked extrinsic offender usborne global idwhere wellquest adco
semelokertes marchimundui